Edição Brasileira - Ano II - Edição nº 36, Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017

Últimas notícias nacionais

Temporal derruba postes e deixa 100 mil clientes sem luz em Campinas

AddThis Social Bookmark Button

Chuva em São PauloUm temporal com raios, trovões, queda de granizo e uma forte ventania, na madrugada de domingo (dia 5) causou vários transtornos aos moradores de Campinas, a 90 quilômetros da capital paulista. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, árvores foram arrancadas, danificando a distribuição de energia e provocando alagamentos e enxurradas. Uma árvore caiu sobre um carro e causou ferimentos leves no motorista e no passageiro.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que houve a queda de cinco torres de transmissão de energia e o consequente desligamento automático de linhas da Rede Básica do Sistema Interligado Nacional. A normalização completa só deve ocorrer na terça-feira (dia 7). Segundo a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), todas as equipes da distribuidora de energia tiveram de ser mobilizadas. Entre os bairros afetados estão São Quirino, Taquaral, Novas Campinas e a região próxima do Galleria Shopping.

A concessionária de energia informou que a força do vento foi tão grande que derrubou árvores, destelhou casas e estabelecimentos comerciais. A rede elétrica foi danificada com a derrubada de postes e o rompimento de cabos e fios. Segundo a companhia, 100 mil clientes chegaram a sofrer a falta de energia.

Na capital, pelo menos 13 moradias da favela Paraisópolis, na zona sul da cidade. Elas desabaram na manhã de domingo, deixando duas pessoas com escoriações, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Os bombeiros informaram que havia um terceiro ferido e que 56 pessoas tiveram de buscar abrigo em casa de parentes.

Equipes dos bombeiros e da Defesa Civil foram enviadas ao local para atender as vítimas e apurar as causas. Apesar das chuvas fortes que caíram na capital paulista nas últimas horas, uma análise preliminar descartou a possibilidade de um movimento do solo.

A Defesa Civil estadual informou também que foram registrados transtornos e danos materiais em várias cidades paulistas por causa da longa duração das chuvas no fim de semana. Por volta da 1h30, um deslizamento de terra afetou duas residências e provocou a queda de um muro, em Santa Izabel, município a leste da Grande São Paulo. Em Santana do Parnaíba, próximo a Osasco, houve alagamentos, quedas de árvores e de um muro com a interdição de uma residência. Três moradores tiveram de procurar alojamento em casa de parentes.

(Fonte: Agência Brasil)

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Oferecido por

Solumap Plano de Contingência

Leia também